O MHC | Museu Histórico da Cidade é um museu público que integra a rede de museus da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, ao lado do Museu de Arte do Rio - MAR, do Museu do Amanhã, do MUHCAB - Museu da Cultura e da História Afro-Brasileira e do Ecomuseu de Santa Cruz .
O MHC foi criado em 1934 pelo Decreto nº 4.989, na administração do prefeito Pedro Ernesto (1931-1936). É tombado pelo Inepac/Governo do Estado, de acordo com o Decreto “E” de 29 de novembro de 1965.
Edificação principal e seus antigos moradores
O prédio histórico que hoje abriga a exposição de longa duração do MHC foi propriedade de muitos personagens e figuras importantes da cena política e cultural carioca.
O primeiro registro cartográfico que temos da região indica sua divisão em lotes arrendados da antiga Fazenda Nacional Rodrigo de Freitas, pertencente à Coroa Portuguesa. O terreno que corresponde ao Parque da Cidade aparece identificado como Sítio 20 e sob a posse de D. Catarina de Sena. A propriedade teve diferentes donos até ser adquirida por José Antônio Pimenta Bueno, o Marquês de São Vicente, em 1858. Importante político, o marquês recebeu em sua casa, por mais de uma vez, o Imperador D. Pedro II.
O Solar do Marquês foi vendido por seus herdeiros para o português Antônio Teixeira Rodrigues, o Conde de Santa Marinha no ano de 1889. O conde, que era empreiteiro, fez diversas melhorias na propriedade, como a adição do segundo pavimento à casa, até então térrea. O seu último proprietário particular foi o empresário Guilherme Guinle, quem a adquiriu em 1928. Antes de ser vendida para a Prefeitura do Distrito Federal, em 1939, a residência foi palco de grandes festas e encontros da alta sociedade brasileira.
Criação do museu
A primeira sede do museu foi o Palácio da Prefeitura, na Praça da República, no Centro do Rio de Janeiro. Em 1941, foi transferido para o Solar do Marquês, conhecido como “Palacete”, no Parque da Cidade. Dois anos depois, mudou-se novamente, desta vez para uma escola na Praça Cardeal Arcoverde, em Copacabana. O museu só retornou ao “Palacete” em 1948, na administração do prefeito Angelo Mendes de Moraes (1947-1951).
Por meio de um convênio com o Governo do Estado, em 1994, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro passou a administrar o Museu. Um ano depois, iniciaram-se obras de restauração, que incluíram recuperação do telhado, das estruturas metálicas das varandas e do piso. Construiu-se um anexo com elevador e restaurou-se parte das pinturas decorativas originais.
Uma nova obra foi iniciada em 2011, sendo finalizada em 2021. O "Palacete" e a Capela de São João Batista foram totalmente restaurados e o Casarão de Exposições Temporárias foi adaptado para deficientes físicos, com a inclusão de um elevador e rampas de acessibilidade.
Ao longo da sua história, o MHC realizou exposições, pesquisas e uma ativa programação educativa e cultural.
Entre os projetos desenvolvidos estão:
Estandartes do Museu Histórico da Cidade Sistema de Controle de Bibliotecas Integração ao Sistema de Gerenciamento de Acervos Museológicos (SISGAM) Inventário do Museu Histórico da Cidade: Conferência das Existências Projeto de Conservação de Imagens da Avenida Central de Marc Ferrez Tratamento de Conservação e Restauração das Gravuras Oitocentistas do Museu da Cidade Restauração do Imóvel Reserva Técnica (edital Minc/Ibram).
Equipe
O MHC conta com uma dedicada equipe avaliada positivamente em pesquisa realizada com o público visitante.
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
- Prefeito
- Eduardo Paes
- Secretário Municipal de Cultura
- Marcelo Calero
- Subsecretária Executiva
- Mariana Ribas
- Subsecretária de Gestão
- Ana Paula Teixeira
- Chefe de Gabinete
- Flávia Piana
- Coordenador de Gabinete
- Douglas Resende
- Coordenadora de Equipamentos Culturais
- Vera Saboya
- Gerente de Museus
- Heloisa Queiroz
MHC | Museu Histórico da Cidade
- DIRETORA DO MUSEU HISTÓRICO DA CIDADE
- Gisele Nery EQUIPE 4-Ó Aline dos Santos Almeida Ana Clara Marques Lins Bárbara Geromel Campanholo Bruna Pinto Monteiro Cimara Lúcia Jordão de Mattos Jorge Lucas Nicolau Curado José Fernando da Silva Júnior José Ricardo Carlos dos Santos Nelson Augusto Silva Ferreira Dos Santos Tatiana Aragão Pereira Tatiane Sousa