pular para o conteudo

endereço

Est. Santa Marinha, s/nº, Gávea, Rio de Janeiro, RJ

Horário de funcionamento

terça à domingo | 9h às 16h

Ingressos

O museu é livre e gratuito.

O MHC | Museu Histórico da Cidade é um museu público que integra a rede de museus da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, ao lado do Museu de Arte do Rio - MAR, do Museu do Amanhã, do MUHCAB - Museu da Cultura e da História Afro-Brasileira e do Ecomuseu de Santa Cruz .

O MHC foi criado em 1934 pelo Decreto nº 4.989, na administração do prefeito Pedro Ernesto (1931-1936). É tombado pelo Inepac/Governo do Estado, de acordo com o Decreto “E” de 29 de novembro de 1965.

A primeira sede do museu foi o Palácio da Prefeitura, na Praça da República, no Centro do Rio de Janeiro. Em 1941, foi transferido para o Solar de Santa Marinha, conhecido como “Palacete”, no Parque da Cidade. Dois anos depois, mudou-se novamente, desta vez para uma escola na Praça Cardeal Arcoverde, em Copacabana. O museu só retornou ao “Palacete” em 1948, na administração do prefeito Angelo Mendes de Moraes (1947-1951).

Por meio de um convênio com o Governo do Estado, em 1994, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro passou a administrar o Museu. Um ano depois, iniciaram-se obras de restauração, que incluíram recuperação do telhado, das estruturas metálicas das varandas e do piso. Construiu-se um anexo com elevador e restaurou-se parte das pinturas decorativas originais.

Uma nova obra foi iniciada em 2011, sendo finalizada em 2021. O "Palacete" e a Capela de São João Batista foram totalmente restaurados e o Casarão de Exposições Temporárias foi adaptado para deficientes físicos, com a inclusão de um elevador e rampas de acessibilidade.

Ao longo da sua história, o MHC realizou exposições, pesquisas e uma ativa programação educativa e cultural.

Entre os projetos desenvolvidos estão:

Estandartes do Museu Histórico da Cidade Sistema de Controle de Bibliotecas Integração ao Sistema de Gerenciamento de Acervos Museológicos (SISGAM) Inventário do Museu Histórico da Cidade: Conferência das Existências Projeto de Conservação de Imagens da Avenida Central de Marc Ferrez Tratamento de Conservação e Restauração das Gravuras Oitocentistas do Museu da Cidade Restauração do Imóvel Reserva Técnica (edital Minc/Ibram).

Equipe

O MHC conta com uma dedicada equipe avaliada positivamente em pesquisa realizada com o público visitante.

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Prefeito
Eduardo Paes
Secretário Municipal de Cultura
Marcelo Calero
Subsecretária Executiva
Mariana Ribas
Subsecretária de Gestão
Ana Paula Teixeira
Chefe de Gabinete
Flávia Piana
Coordenador de Gabinete
Douglas Resende
Coordenadora de Equipamentos Culturais
Vera Saboya
Gerente de Museus
Heloisa Queiroz

MHC | Museu Histórico da Cidade

GERENTE DO MUSEU HISTÓRICO DA CIDADE
Gisele Nery EQUIPE Aline dos Santos Almeida Ana Clara Marques Lins Bárbara Geromel Campanholo Cimara Lúcia Jordão de Mattos Hevelyn Lewa Oliveira de Araújo Jorge Lucas Nicolau Curado José Fernando da Silva Júnior José Ricardo Carlos dos Santos Michel Spitale Sonia Maria Lima dos Santos Tatiana Aragão Pereira Tatiane Sousa