pular para o conteudo

endereço

Est. Santa Marinha, s/nº, Gávea, Rio de Janeiro, RJ

Horário de funcionamento

terça à domingo | 9h às 16h | última entrada 15h30

Ingressos

O museu é livre e gratuito.

A A|MHC é uma associação civil sem fins lucrativos dedicada a promover o aprimoramento e o desenvolvimento das atividades do museu.

50 anos de parceria

A Associação dos Amigos do Museu Histórico da Cidade — A|MHC é a segunda mais antiga associação de amigos de museus em funcionamento no Brasil.

Essa longa trajetória de colaboração junto ao Museu Histórico da Cidade é marcada por vários projetos de sucesso. Entre 1972 e 1974, a Associação viabilizou a realização de cursos de aperfeiçoamento em Arte, História e Museologia e 32 exposições temporárias de artistas contemporâneos e coleções particulares.

Foram realizados projetos de restauração como o da Capela de São João, do tríptico de Antônio Parreiras e de itens da coleção de mobiliário, além da aquisição por doação do mobiliário do gabinete de trabalho do prefeito Pereira Passos.

Como parte do projeto "Música no Museu" foram organizadas apresentações de música, que incluíam cestas para piquenique no Parque. Em 2002, foi realizada uma exposição sobre o prefeito Pedro Ernesto e lançado o evento de arte "Gávea Circular", com a participação de quarenta artistas e apresentações de teatro e música.

Entre 2005 e 2007, foram realizados por meio da A|MHC os projetos “Conservação das Imagens da Avenida Central”, de Marc Ferrez, visando a preservação de fotografias do acervo, e a “Restauração da Coleção de Gravuras Oitocentistas”. Ambos os projetos geraram exposições temporárias no Museu. Em 2007, com o apoio da A|MHC, foi inaugurada uma sala de exposição permanente dedicada ao prefeito Pedro Ernesto, com mais de seiscentas peças doadas ao museu.

A Associação também viabilizou a execução de atividades técnicas de catalogação e acondicionamento de correspondências doadas ao Museu. Vários espetáculos teatrais e atividades musicais foram realizados entre 2002 e 2010, ano em que também ocorreu a doação de equipamento para a digitalização do acervo.

Dentro do projeto de restauração do conjunto arquitetônico do museu, a Associação foi contemplada pelo edital "Viva Cidade 2015", permitindo a conclusão da obra do Palacete.

Composição atual da Diretoria

Presidente
Paulo Roberto Spranger
Vice-presidente
Christina Penna
Diretor Administrativo
Izollete Raisson
Diretora Social
Arlanza Crespo
Diretora de Comunicação
Maria Luisa Lynch Paranagua
Diretora Tesoureira
Adriana Bocaiuva

Transparência

Por envolver diversas partes interessadas, a transparência é um dos temas mais importantes de organizações ligadas à promoção da cultura e recuperação do patrimônio, já que prestam um serviço à sociedade, utilizando recursos públicos por meio de leis de incentivo.

Para dar visibilidade ao trabalho da organização, a fim de que as pessoas conheçam as ações, a equipe, a gestão dos recursos, participem e se engajem com a causa e seus resultados, colocamos à disposição os seguintes documentos da associação:

Estatuto Balanço Patrimonial 2019 Balanço Patrimonial 2020 Balanço Patrimonial 2021 Relatório de Prestação de contas

Para entrar em contato com a associação: amh1970@gmail.com