pular para o conteudo

Est. Santa Marinha, s/nº, Gávea, Rio de Janeiro, RJ

terça à domingo | 9h às 16h

Ingressos

O museu é livre e gratuito.

O carioca está em dívida com os povos Tupinambás e Temiminós.

A Lapa é Terra Indígena

Apesar da tentativa de extinguir a presença indígena, atualmente vivem sete mil indígenas na cidade do Rio de Janeiro. Muito mais do que o gentílico e os topônimos, é preciso reconhecer que essa cidade, inclusive esse museu, foi construído sobre um território indígena e que essa presença ainda hoje é viva.

Veja o texto acima em Guarani:

Yvy marae’y: Mbya Rekoa

Jurua kuery oreve mbya kuery. Juruá k uery rembiapó’a ty, ywyra ojaya haty, heta mbya kuery ikuai hagué. Yvy marae’y raka´e mbya kuery ikuai javé. Mbya kuery pe noporandui. Tangapu, mbya rembiapó, mbaemopará. Juruá kuery ojapo há’e kuery aranduá rupi rivé. Nhaneramoi kuery ndoipotaxei akãreguá. Yvymarae’y ojeporu akareguá hanhõ. Iporã mbya kuery rembiapó hagué py ma anã mbya kuery ikuai mbya kuery onhembo’e aty kunumingué há’e kyringué. Juruá kuery omombaxe mbya kuery, va’eri ikuai teri anã revé. Kaarioca juruá kuery ojapó raka’e tekoa ary, tetã kaarioca mbya kuery ikuai anã revé.

Em 1503, quando [o navegador e explorador português] Gonçalo Coelho levantou sua benfeitoria de extração de pau-brasil, viviam aqui centenas de aldeamentos e milhares de pessoas. O Rio antes de ser carioca é indígena.

As representações desses povos, apesar de abastadas e repetidas por artistas de várias gerações, sempre foram parcíssimas na escuta indígena. O exótico foi a base da produção de arte e da história e paulatinamente a versão indígena foi sendo diluída até que anulada completamente da memória do carioca. Não se podia aceitar cacicados disputando com a Coroa. Porém, antes do Rio da coroa, há o Rio do cocar.

O uso de mão de obra indígena escravizada foi bastante importante na construção da geografia urbana do Rio, um exemplo disso são os famosos Arcos da Lapa, no bairro central da cidade.