Projeto de Conservação de Imagens da Avenida Central de Marc Ferrez

Iniciativa da Associação de Amigos do Museu da Cidade, com o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para a conservação da coleção de 111 gravuras “Imagens da Avenida Central”, de Marc Ferrez (1843-1923).

As pranchas ilustram a abertura da Avenida Central, projeto do prefeito Pereira Passos que foi registrado por Marc Ferrez entre 1903 e 1906.

A coleção era composta por zincogravuras (gravuras em relevo sobre zinco, impressas em papel) e fotozincogravuras (gravuras sobre zinco, em que o transporte da imagem é feito por meio de fotografia. Impressa sobre papel, tem duas outras folhas de papel de mesma gramatura aderidas ao suporte principal, para lhe conferir maior dureza).

O projeto teve por objetivo o tratamento para danos (rasgos, descolamentos, manchas, sujidades, orifícios e perdas de suporte) e o acondicionamento das gravuras do fotógrafo Marc Ferrez, e foi realizado pela restauradora Denise Regis Viana em 2006.

Acervo do Museu Histórico da Cidade.